sexta-feira, 8 de outubro de 2010

JOSÉ MOREIRA BRANDÃO CASTELO BRANCO,


JOSÉ MOREIRA BRANDÃO CASTELO BRANCO, natural de Goianinha-RN, nascido a 4 de setembro de 1828 e faleceu e Natal no dia 16 de julho de 1895.

O Dr. Moreira Brandão foi um homem atuante e inteligente em todos os setores de sua vida.

Em tudo deixou marca definida e indelével de sua personalidade honesta e digna.

Foi jornalista, poeta, advogado e político. Patrono da cadeira nº 5, da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.

Como jornalista, iniciou-se, ainda acadêmico, em Olinda, de cuja Faculdade de Direito saiu bacharel em 13 de novembro de 1849, recebera, posteriormente, elogios de Clóvis Beviláquia, notável jurisconsulto, professor, professor Ascendino de Almeida.

Poeta, o ramantismo que dominava à época, quando jovem, teve influência nos seus versos. Há bonita poesia de sua inspiração inicial, sob o título de “Belliza”, na qual se revela poeta amoroso.

Como advogado, Moreira Brandão é conceituado “sendo uma das glórias de nossa tribuna forense”.

Com capacidade intelectual e eloqüente brilhante absolvia os réus que defendia. Quase na sua totalidade. E por aí ele se revelava uma potencialidade corajosa.

Como político, foi a sua preocupação dominante. A sua política era orientada para o bem e o progresso de seu Estado. Ele foi Deputado Provincial e três Deputado Geral. Seu eleitorado predominava na Região Agreste Potiguar.

Foi Oficial Maior da Secretaria do Governo de Pernambuco. Causava impressão a organização de seus trabalhos, pela limpedez e ralidez de execução. O Presidente da província, conselheiro Honório Hermeto carneiro Leão, depois, Marquês do Paraná, encantado com a precisão e competência de Moreira Brandão convidou-o para seu Secretário, quando foi nomeado Embaixador do Brasil junto às Repúblicas do Prata. Moreira Brandão declinou do convite, dizendo “interessá-lo unicamente a sua Província”.

Em seu lugar, seguiu José Maria da Silva Paranhos, no futuro, o Barão Visconde do Rio Branco. Regressa a Natal, definitivamente. Em 1858 foi diretor da Instrução Pública.

Casou, com Ana Joaquina Moreira, tendo numerosa prole. Sua primeira filha, Maria Rosa, consorciou-se com seu primo, Professor João Tibúrcio da Cunha Pinheiro, notável pedagogo potiguar.

Moreira Brandão foi político que hasteou, no Rio Grande do Norte, a bandeira do Partido Liberal, em oposição às antigas dominações partidárias.

No governo republicano do Dr. Pedro Velho de Albuquerque Maranhão, o Dr. Moreira Brandão integrava a lista para seus auxiliares diretos. Foi Diretor da Instrução Pública, por ato de 23 de junho de 1891.

Como Deputado, presidiu a Assembléia em 1864-65, 88 e 1889.

Foi o último Presidente do Legislativo Estadual, quando se deu a Proclamação da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OESTE NEWS

OESTE NEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA, COM 10 BLOGS E 657 LINKS